Esse
resumo me ajudou muito a compreender o conceito de alfabetização,
como eu não fiz o Normal fiquei totalmente perdida no primeiro
período, assim ficou mais simples, graças a tutora. Espero ajudar
vocês também!!!
ALFABETIZAÇÃO
1
- A ORIGEM DO CONCEITO DE ALFABETIZAÇÃO TAL QUAL ACEITAMOS ATUALMENTE – PÚBLICA, LAICA E UNIVERSAL. A ORIGEM DO MITO EM TORNO DESTE CONCEITO – SUCESSO PESSOAL; STATUS SOCIAL; EXERCÍCIO DE PODER; TRABALHO INTELECTUAL. ATUALMENTE - SOCIEDADE GRAFOCÊNTRICA.
ALFABETIZAÇÃO:
UM CONCEITO EM MOVIMENTO:
- REFORMA PROTESTANTE – PRÁTICA RELIGIOSA
- REVOLUÇÃO FRANCESA – CONDIÇÃO PARA A CIDADANIA – DIFUSÃO DOS IDEAIS ILUMINISTAS DE ACÚMULO DE CAPITAL, OPORTUNIDADES IGUAIS PARA TODOS.
- HERANÇA DOS JESUÍTAS – EDUCAÇÃO DIFERENCIADA ENTRE CLASSES: PARA A ELITE FORMAÇÃO CLÁSSICA E PARA O POVO EDUCAÇÃO RUDIMENTAR E CATEQUIZAÇÃO.
- POSITIVISMO – ALFABETIZAÇÃO COMO GARANTIA DE EVOLUÇÃO E LIBERDADE DO HOMEM – EDUCAÇÃO PARA AS MASSAS – A BUSCA PELO MELHOR MÉTODO É A QUESTÃO CENTRAL.
- ESCOLA NOVA – ALFABETIZAÇÃO COMO UM DIREITO INDIVIDUAL. QUESTÃO SOCIAL, POIS NÃO PODE SER UM PRIVILÉGIO DE CLASSE SOCIAL. PEDAGOGIA ATIVA. VALORIZAÇÃO DA MATURIDADE E PRONTIDÃO PARA A ALFABETIZAÇÃO – BASE PSICOLÓGICA.
- PÓS-2º GUERRA MUNDIAL - FORTALECIMENTO DA DEMOCRACIA – O DESAFIO É A UNIVERSALIZAÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO NO PAÍS QUE COMEÇA A SE INDUSTRIALIZAR.
- ANOS 60 – ALFABETIZAÇÃO FUNCIONAL - CONDIÇÃO FUNDAMENTAL PARA O TREINAMENTO DO TRABALHO E AUMENTO DA PRODUTIVIDADE. MOBILIZAÇÃO SOCIAL EM TORNO DA ALFABETIZAÇÃO.
- ANOS 80 – REVISÃO METODOLÓGICA – DESLOCAMENTO DA ATENÇÃO DO SUJEITO QUE ENSINA – MÉTODO – PARA O SUJEITO QUE APRENDE.
- ATUALMENTE - ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO – EXERCÍCIO DE PRÁTICAS SOCIAIS DE LEITURA E ESCRITA QUE PERMITA AO SUJEITO TER MOBILIDADE SOCIAL.
AS
QUESTÕES POLÍTICAS EM TORNO DA ALFABETIZAÇÃO:
- O FRACASSO ESCOLAR ESTÁ CONCENTRADO NAS CAMADAS MAIS POBRES DA POPULAÇÃO.
- - A INTERDIÇÃO AO ATO DE LER É UM FATOR POLÍTICO DETERMINANTE PARA O FRACASSO ESCOLAR.
- - DIFERENTES ABORDAGENS SOBRE O FRACASSO ESCOLAR CULPABILIZAM O ALUNO E SUA CONDIÇÃO SÓCIO-AFETIVA-CULTURAL PELO FRACASSO:
- 1- ORGANICISTA – PROBLEMAS NEUROLÓGICOS
- 2- COGNITIVISTA INSTRUMENTAL – PROBLEMAS EMOCIONAIS
- 3- HANDICAP SOCIOCULTURAL – CARÊNCIAS CILTURAIS
- 4- QUESTIONAMENTOS DA ESCOLA – RESPONSABILIZA A ESCOLA E SUA ESTRUTURA PELO FRACASSO.
A
ORALIDADE, CULTURA E LINGUAGEM.
- A ESCOLA NÃO RECONHECE COMO LEGÍTIMAS AS VARIEDADES LINGUÍSTICAS FALADAS PELOS DIFERENTES GRUPOS SOCIAIS. TAL PRECONCEITO É FATOR DE DETERMINAÇÃO DO FRACASSO ESCOLAR.
- A NARRATIVA TEM IMPORTANTE FUNÇÃO NA PRODUÇÃO E SOCIALIZAÇÃO DO SABER, QUE A ESCOLA NÃO LEGITIMA.
- OS MÉTODOS DE ALFABETIZAÇÃO NÃO RECONHECEM A CRIANÇA COMO SER HISTÓRICO-CULTURAL PRODUTORA DE SABER. ESTÃO PREOCUPADOS APENAS COM A CODIFICAÇÃO E DECODIFICAÇÃO DE SÍMBOLOS.
- A ALFABETIZAÇÃO É UMA PRÁTICA SOCIAL, MULTIDIMENSIONAL, QUE DEVE SER ABORDADA EM SUAS DIMENSÕES HISTÓRICA, POLÍTICA, PEDAGÓGICA, LINGUÍSTICA, SOCIOCULTURAL, ANTROPOLOGICA E PSICOLOGICA. P. 74
A
ESCRITA
- A ESCRITA É UMA PRODUÇÃO CULTURAL DA HUMANIDADE. PERCORREU LONGOS CAMINHOS E SOFREU VÁRIAS MUDANÇAS ATÉ CHEGAR, NO NOSSO CASO, À ESCRITA ALFABÉTICA QUE ADOTAMOS HOJE.
- A ESCRITA É UM SUPORTE DE MEMÓRIA. PRIMEIRO REPRESENTARAVAM A IDÉIA (ESCRITA IDEOGRÁFICA) E AGORA REPRESENTAM O SOM (ESCRITA FONÉTICA)
TEORIAS
DE AQUISIÇÃO DO CONHECIMENTO, SUAS CONCEPÇÕES E IMPLICAÇÕES NA
ALFABETIZAÇÃO
|
SUJEITO
|
CONHECI-MENTO
|
RELAÇÃO
PROF/ALUNO
|
ALFABETIZA-ÇÃO
|
INATISTA
|
SER
PRONTO
DETERMINA-DO
GENÉTI-CAMENTE
|
NASCE
COM O SUJEITO É UM DOM
|
O
PROF. AJUDA ODESENVOL-VIMENTO DOS DONS DO ALU-NO, QUE É O CENTRO
DO PROCESSO
|
CONSISTE
EM DEIXAR AFLO-RAR O QUE O SUJEITO TEM, NATURAlME-NTE
|
AMBIENTALISTA
|
SER
PASSI-VO TÁBULA RASA
|
SE
DÁ POR ABSORÇÃO DO MEIO.
APRENDIZAGEM
= TREINO, REPETIÇÃO, MEMORIZAÇÃO
|
DOMINAÇÃO,
SUBMISSÃO
O
PROF. NÃO LEVA EM CON-TA AS SINGU-LARIDADES DO ALUNO.
|
É
CENTRADA NA PRONTIDÃO DO ALUNO.
ESCRITA=CÓPIA
LEITURA= DECIFRAÇÃO DO CÓDIGO ESCRITO
|
INTERACIO-NISTA
/CONS-TRUTIVISTA
|
SER
INTERA-TIVO
SER
COGNO-SCENTE
|
É
FRUTO DA INTERAÇÃO DO SUJEITO COM O MEIO
PROCESSO
DE ADAPTAÇÃO, ASSIMILAÇÃO, ACOMODAÇÃO
|
O
PROFESSOR TRABALHA A PARTIR DO NÍVEL DE DE-SENVOLVIMENTO DO ALUNO
|
A
LINGUAGEM ESCRITA É VISTA COMO UM OBJETO DE
CONHECIMEN-TO(RECONSTRUÍDO PELO SU-JEITO A PARTIR DO
LEVANTA-MENTO DE HIPÓTESES.
A
ALFABETIZA-ÇÃO ACOMPA-NHA O DESEN-VOLVIMENTO COGNITIVO.
|
INTERACIONIS-TA
/SÓCIO-HISTÓRICA
|
SER
SOCIAL E CRIADOR DE CULTURA
|
É
CONSTRUÍ-DO E RECONS-TRUÍDO NAS INTER-RELA-ÇÕES SOCIAIS
DO
INTERPSÍ-QUICO(COLETIVO) PARA O INTRAPSÍ-QUI-CO(INDIVIDUAL)A
APRENDIZA-GEM AMPLIA O DESENVOLVI-MENTO
|
O
PROFESSOR É O MEDIADOR ENTRE O ALU-NO E O MEIO
SÓCIO-HISTÓ-RICO-CULTU-RAL
|
LEITURA
E ESCRITA SÃO VISTAS COMO PRÁTICAS DISCURSIVAS
|
PRÁTICAS
ALFABETIZADORAS:
1-MECANICISTAS
– USO DE CARTILHAS
1.1
- MÉTODOS SINTÉTICOS (PARTEM DE UNIDADES MENORES: LETRA, SÍLABA OU
FONEMAS, PARA CHEGAR AO TEXTO)
Ex.
soletração, silabação, fonéticos.
1.2
- MÉTODOS ANALÍTICOS (PARTEM DE UNIDADES MAIORES: CONTOS,
HISTÓRIAS, FRASES OU PALAVRAS PARA CHEGAR ÀS SÍLABAS E ÀS LETRAS)
Ex.
contos, setenciação, palavração
Nenhum comentário:
Postar um comentário