segunda-feira, 3 de outubro de 2011

ALFABETIZAÇÃO

Esse resumo me ajudou muito a compreender o conceito de alfabetização, como eu não fiz o Normal fiquei totalmente perdida no primeiro período, assim ficou mais simples, graças a tutora. Espero ajudar vocês também!!!




ALFABETIZAÇÃO 1
  • A ORIGEM DO CONCEITO DE ALFABETIZAÇÃO TAL QUAL ACEITAMOS ATUALMENTE – PÚBLICA, LAICA E UNIVERSAL. A ORIGEM DO MITO EM TORNO DESTE CONCEITO – SUCESSO PESSOAL; STATUS SOCIAL; EXERCÍCIO DE PODER; TRABALHO INTELECTUAL. ATUALMENTE - SOCIEDADE GRAFOCÊNTRICA.

ALFABETIZAÇÃO: UM CONCEITO EM MOVIMENTO:

    • REFORMA PROTESTANTE – PRÁTICA RELIGIOSA
    • REVOLUÇÃO FRANCESA – CONDIÇÃO PARA A CIDADANIA – DIFUSÃO DOS IDEAIS ILUMINISTAS DE ACÚMULO DE CAPITAL, OPORTUNIDADES IGUAIS PARA TODOS.
    • HERANÇA DOS JESUÍTAS – EDUCAÇÃO DIFERENCIADA ENTRE CLASSES: PARA A ELITE FORMAÇÃO CLÁSSICA E PARA O POVO EDUCAÇÃO RUDIMENTAR E CATEQUIZAÇÃO.
    • POSITIVISMO – ALFABETIZAÇÃO COMO GARANTIA DE EVOLUÇÃO E LIBERDADE DO HOMEM – EDUCAÇÃO PARA AS MASSAS – A BUSCA PELO MELHOR MÉTODO É A QUESTÃO CENTRAL.
    • ESCOLA NOVA – ALFABETIZAÇÃO COMO UM DIREITO INDIVIDUAL. QUESTÃO SOCIAL, POIS NÃO PODE SER UM PRIVILÉGIO DE CLASSE SOCIAL. PEDAGOGIA ATIVA. VALORIZAÇÃO DA MATURIDADE E PRONTIDÃO PARA A ALFABETIZAÇÃO – BASE PSICOLÓGICA.
    • PÓS-2º GUERRA MUNDIAL - FORTALECIMENTO DA DEMOCRACIA – O DESAFIO É A UNIVERSALIZAÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO NO PAÍS QUE COMEÇA A SE INDUSTRIALIZAR.
    • ANOS 60 – ALFABETIZAÇÃO FUNCIONAL - CONDIÇÃO FUNDAMENTAL PARA O TREINAMENTO DO TRABALHO E AUMENTO DA PRODUTIVIDADE. MOBILIZAÇÃO SOCIAL EM TORNO DA ALFABETIZAÇÃO.
    • ANOS 80 – REVISÃO METODOLÓGICA – DESLOCAMENTO DA ATENÇÃO DO SUJEITO QUE ENSINA – MÉTODO – PARA O SUJEITO QUE APRENDE.
    • ATUALMENTE - ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO – EXERCÍCIO DE PRÁTICAS SOCIAIS DE LEITURA E ESCRITA QUE PERMITA AO SUJEITO TER MOBILIDADE SOCIAL.

AS QUESTÕES POLÍTICAS EM TORNO DA ALFABETIZAÇÃO:

  • O FRACASSO ESCOLAR ESTÁ CONCENTRADO NAS CAMADAS MAIS POBRES DA POPULAÇÃO.
  • - A INTERDIÇÃO AO ATO DE LER É UM FATOR POLÍTICO DETERMINANTE PARA O FRACASSO ESCOLAR.
  • - DIFERENTES ABORDAGENS SOBRE O FRACASSO ESCOLAR CULPABILIZAM O ALUNO E SUA CONDIÇÃO SÓCIO-AFETIVA-CULTURAL PELO FRACASSO:
  • 1- ORGANICISTA – PROBLEMAS NEUROLÓGICOS
  • 2- COGNITIVISTA INSTRUMENTAL – PROBLEMAS EMOCIONAIS
  • 3- HANDICAP SOCIOCULTURAL – CARÊNCIAS CILTURAIS
  • 4- QUESTIONAMENTOS DA ESCOLA – RESPONSABILIZA A ESCOLA E SUA ESTRUTURA PELO FRACASSO.

A ORALIDADE, CULTURA E LINGUAGEM.

  • A ESCOLA NÃO RECONHECE COMO LEGÍTIMAS AS VARIEDADES LINGUÍSTICAS FALADAS PELOS DIFERENTES GRUPOS SOCIAIS. TAL PRECONCEITO É FATOR DE DETERMINAÇÃO DO FRACASSO ESCOLAR.
  • A NARRATIVA TEM IMPORTANTE FUNÇÃO NA PRODUÇÃO E SOCIALIZAÇÃO DO SABER, QUE A ESCOLA NÃO LEGITIMA.
  • OS MÉTODOS DE ALFABETIZAÇÃO NÃO RECONHECEM A CRIANÇA COMO SER HISTÓRICO-CULTURAL PRODUTORA DE SABER. ESTÃO PREOCUPADOS APENAS COM A CODIFICAÇÃO E DECODIFICAÇÃO DE SÍMBOLOS.
  • A ALFABETIZAÇÃO É UMA PRÁTICA SOCIAL, MULTIDIMENSIONAL, QUE DEVE SER ABORDADA EM SUAS DIMENSÕES HISTÓRICA, POLÍTICA, PEDAGÓGICA, LINGUÍSTICA, SOCIOCULTURAL, ANTROPOLOGICA E PSICOLOGICA. P. 74

A ESCRITA

  • A ESCRITA É UMA PRODUÇÃO CULTURAL DA HUMANIDADE. PERCORREU LONGOS CAMINHOS E SOFREU VÁRIAS MUDANÇAS ATÉ CHEGAR, NO NOSSO CASO, À ESCRITA ALFABÉTICA QUE ADOTAMOS HOJE.

  • A ESCRITA É UM SUPORTE DE MEMÓRIA. PRIMEIRO REPRESENTARAVAM A IDÉIA (ESCRITA IDEOGRÁFICA) E AGORA REPRESENTAM O SOM (ESCRITA FONÉTICA)


TEORIAS DE AQUISIÇÃO DO CONHECIMENTO, SUAS CONCEPÇÕES E IMPLICAÇÕES NA ALFABETIZAÇÃO





SUJEITO
CONHECI-MENTO
RELAÇÃO PROF/ALUNO
ALFABETIZA-ÇÃO
INATISTA
SER PRONTO
DETERMINA-DO GENÉTI-CAMENTE
NASCE COM O SUJEITO É UM DOM
O PROF. AJUDA ODESENVOL-VIMENTO DOS DONS DO ALU-NO, QUE É O CENTRO DO PROCESSO
CONSISTE EM DEIXAR AFLO-RAR O QUE O SUJEITO TEM, NATURAlME-NTE
AMBIENTALISTA
SER PASSI-VO TÁBULA RASA
SE DÁ POR ABSORÇÃO DO MEIO.
APRENDIZAGEM = TREINO, REPETIÇÃO, MEMORIZAÇÃO
DOMINAÇÃO, SUBMISSÃO
O PROF. NÃO LEVA EM CON-TA AS SINGU-LARIDADES DO ALUNO.
É CENTRADA NA PRONTIDÃO DO ALUNO.
ESCRITA=CÓPIA LEITURA= DECIFRAÇÃO DO CÓDIGO ESCRITO
INTERACIO-NISTA /CONS-TRUTIVISTA
SER INTERA-TIVO
SER COGNO-SCENTE
É FRUTO DA INTERAÇÃO DO SUJEITO COM O MEIO
PROCESSO DE ADAPTAÇÃO, ASSIMILAÇÃO, ACOMODAÇÃO
O PROFESSOR TRABALHA A PARTIR DO NÍVEL DE DE-SENVOLVIMENTO DO ALUNO
A LINGUAGEM ESCRITA É VISTA COMO UM OBJETO DE CONHECIMEN-TO(RECONSTRUÍDO PELO SU-JEITO A PARTIR DO LEVANTA-MENTO DE HIPÓTESES.
A ALFABETIZA-ÇÃO ACOMPA-NHA O DESEN-VOLVIMENTO COGNITIVO.
INTERACIONIS-TA /SÓCIO-HISTÓRICA
SER SOCIAL E CRIADOR DE CULTURA
É CONSTRUÍ-DO E RECONS-TRUÍDO NAS INTER-RELA-ÇÕES SOCIAIS
DO INTERPSÍ-QUICO(COLETIVO) PARA O INTRAPSÍ-QUI-CO(INDIVIDUAL)A APRENDIZA-GEM AMPLIA O DESENVOLVI-MENTO
O PROFESSOR É O MEDIADOR ENTRE O ALU-NO E O MEIO SÓCIO-HISTÓ-RICO-CULTU-RAL
LEITURA E ESCRITA SÃO VISTAS COMO PRÁTICAS DISCURSIVAS


PRÁTICAS ALFABETIZADORAS:

1-MECANICISTAS – USO DE CARTILHAS

1.1 - MÉTODOS SINTÉTICOS (PARTEM DE UNIDADES MENORES: LETRA, SÍLABA OU FONEMAS, PARA CHEGAR AO TEXTO)
Ex. soletração, silabação, fonéticos.

1.2 - MÉTODOS ANALÍTICOS (PARTEM DE UNIDADES MAIORES: CONTOS, HISTÓRIAS, FRASES OU PALAVRAS PARA CHEGAR ÀS SÍLABAS E ÀS LETRAS)
Ex. contos, setenciação, palavração






Nenhum comentário:

Postar um comentário